top of page

O Fogo Pai - Cerimónia do Solstício de Verão

No próximo dia 18 de junho, a ATDL irá celebrar o Tan Tad ou Pai Sol, no Centro Druídico da Lvsitânea. Decorrerão, também, palestras e claro que não poderia faltar a prova do hidromel! A não perder a atuação dos DiscDiz (https://discdiz.com/videos/).

A todos os interessados, devem enviar mensagem privada.


Como mandam os preceitos Célticos Lusitanos, a Cerimónia dos Fogos de Tan Tad, o Fogo Pai ou o Solstício Estival deve ser celebrada na data ou em data próxima ao Solstício de Verão, tradicionalmente afeta ao dia 21 de Junho. A sua celebração carrega em si o seguinte simbolismo: Após o Solstício de Inverno, a Luz-Materna largou o útero da Senhora das Luzes, a Mãe-Luz, a Luminosa Ataëgina, e encetou a sua real emergência até ao Equinócio de Primavera, tendo passado pelos seus múltiplos e divinos aspetos funcionais, mas sempre integrados e constantes. A Herança luminosa é então assumida por Trebaruna, Deidade do Lar Lusitano, que atingirá o seu apogeu como Senhora dos Lumes da Lareira Lusitana. Do seu ‘Caldeirão’ emergiu D'Ana, a jovem Dama das Águas e das Fontes, que completa o ciclo feminino levando o testemunho Espiritual a Beltane, período no qual se dá a submergência da Luz Feminina pelo Portal Liminar aberto pelas Fogueiras de Bellenus, transitando assim para os domínios subterrâneos de Ataëgina, abrindo assim espaço ao labor do Fogo Masculino do Pai, inaugurando o momento-forja da obra virtuosa, sustentada nos cuidadosos ensinamentos trazidos pelo Rio de D'Ana. Se a obra é o fogo da Luz, aquela ganha tanta importância consoante o que desta espelha em ato. Transmitidos que foram os valores matriciais e preparadas as condições necessárias pelo labor matriarcal, hoje inaugura-se o tempo estival do Pai, cuja responsabilidade se deve enfocar no alcance de realizações benfazejas.

Sobre a Roda Litúrgica do Ano Céltico Lusitano, este é o período Arque-astronómico Solar Vermelho, representativo da força, da abnegação, compromisso e virtude. Traduzindo-se no dia mais longo do ano, o Sol atinge o seu momento mais impetuoso, pelo que só as inscrições benfazejas da Luz em nós nos possibilitarão uma lide virtuosa durante este período.

O pensamento para a Celebração do Fogo Pai é: «Luz Solar, Fonte Eterna de Energia e de Vida, serás tu que guiarás os meus passos a partir de hoje. Eis aqui a estação que tu dominas e eu, assim como tu, utilizarei plenamente este momento para ajudar o mundo a crescer em Sabedoria. Que Esta cresça ao máximo do seu potencial, pois só assim eu poderei crescer.»




Comments


Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page